Olá, bom te ver por aqui! Vamos te explicar essa sopa de letrinhas, para você não se preocupar.
Ao considerar um plano Stay, os colaboradores se deparam com duas opções principais: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Embora ambos sejam destinados ao planejamento do futuro, eles possuem características distintas que podem impactar suas escolhas de investimento. Este artigo visa esclarecer as diferenças entre PGBL e VGBL para ajudá-lo a tomar a decisão mais adequada às suas necessidades financeiras. Segue um quadro para sumarizá-los, mas vamos explicar com carinho aqui embaixo.
VGBL: Vida Gerador de Benefício Livre
- Benefícios fiscais: o VGBL não oferece dedução fiscal nas contribuições, mas apresenta uma vantagem na tributação do resgate.
- Tributação: o Imposto de Renda incide apenas sobre os rendimentos (a diferença entre o valor resgatado e as contribuições realizadas), e não sobre o valor total.
- Ideal para: contribuintes que fazem a declaração simplificada do IR ou que já atingiram o limite de 12% de dedução pelo PGBL, além de não tributários.
PGBL: Plano Gerador de Benefício Livre
- Benefícios fiscais: O grande atrativo do PGBL é a possibilidade de deduzir as contribuições da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% da sua renda bruta anual. Isso é particularmente vantajoso para quem faz a declaração completa do IR.
- Tributação: Na hora do resgate ou recebimento da renda, o Imposto de Renda incide sobre o valor total acumulado (contribuições mais rendimentos).
- Ideal para: Contribuintes que fazem a declaração completa do Imposto de Renda.